NOVEMBRO AZUL: HOSPITAL DOM ORIONE PROMOVE PALESTRA SOBRE A SAÚDE DO HOMEM
asprato

01/12/2019 - 18:43

NOVEMBRO AZUL: HOSPITAL DOM ORIONE PROMOVE PALESTRA SOBRE A SAÚDE DO HOMEM

Dando continuidade às atividades do Novembro Azul, o Hospital Dom Orione promoveu nesta quinta-feira, 28, uma palestra sobre os cuidados com a saúde do home, em especial sobre o câncer de próstata. A atividade ministrada pelo médico urologista, Dr. Nelson Ferreira, teve o objetivo de conscientizar os colaboradores sobre a importância do diagnóstico precoce.

Dr. Nelson frisou que campanha Novembro Azul não é destinada somente ao câncer de próstata, mas à saúde do homem como um todo. Ele alertou que mais de 50% dos homens acima de 35 anos nunca foram ao urologista. “Infelizmente os homens não tem o costume de ir ao médico, e esse mau hábito acabando também passando para o filho. Precisar quebrar essa corrente errada”, frisou.

 

O urologista explicou que a próstata é um órgão situado abaixo da bexiga, responsável pela produção de parte do esperma. Ele ressaltou a importância de fazer os exames periódicos para avaliar a próstata e, em casos de câncer, obter o diagnóstico no início da doença.

 

Homens com idade acima dos 45 anos devem procurar um urologista para fazer os exames do PSA (Antígeno Prostático Específico) e do toque retal. No caso de haver histórico de câncer de próstata na família, os exames devem ser realizados a partir dos 40 anos de idade. Dr. Nelson explicou que quanto maior o histórico familiar, maiores as probabilidades de contrair a doença.

Esses exames, recomenda o médico, devem ser feitos sempre com mesmo urologista, para que ele possa acompanhar as alterações do PSA. “A curva do PSA é mais importante que o valor absoluto”, explicou. Se houver alteração nos exames, é realizada uma biópsia para confirmar se há ou não o câncer.

 

Além de diagnosticar precocemente o câncer, é preciso fazer os exames para avaliar a incidência de hipertrofia benigna da próstata. Trata-se de um problema muito comum a partir dos 50 anos, manifestando-se por meio do aumento progressivo da frequência das micções e de outras alterações ao urinar.

 

Por: Rodrigo Martins



Tags:



Voltar

Novembro Azul

Copyright © 2012 - Todos os direitos reservados.

Agência Brilhus - Criação de Site