Radio Foco
Deputado Gleydson Nato defende aquisição de Unidade Móvel de Coleta de Sangue para Gurupi
asprato

09/08/2019 - 06:11

Deputado Gleydson Nato defende aquisição de Unidade Móvel de Coleta de Sangue para Gurupi

O deputado estadual Gleydson Nato (PHS) apresentou nesta quinta-feira, 8, em sessão ordinária na Assembleia Legislativa, um requerimento que solicita ao Governo do Estado, aquisição de Unidade Móvel de Coleta de Sangue para atender a demanda de Gurupi e região.

 

O parlamentar justificou sua propositura, argumentado que verifica-se uma significativa defasagem no estoque de sangue do Hemonúcleo de Gurupi, que atende as unidades hospitalares de 17 cidades da região sul do Tocantins, ressaltando que a aquisição dessa unidade móvel permitiria uma deslocamento apropriado e eficaz não só pelos bairros de Gurupi, mas, também, e principalmente, nas cidades  da região sul do Tocantins para a coleta de sangue e hemoderivados.

 

“Hoje, todas as cidades da região sul, quando precisam, recorrem ao Hemonúcleo de Gurupi. No entanto, nessas mesmas cidades não existe coleta de sangue, o que poderia ser implementada com a chegada da Unidade  Móvel para proceder a coleta e, dessa forma, regularizar o estoque de sangue”, afirmou Gleydson Nato, que ainda ressaltou que doar sangue é um procedimento simples, rápido, sigiloso e seguro, mas que mesmo assim, as pessoas não tomam como hábito realizar tal procedimento, o que deixa os bancos de sangue sempre em baixa.

 

Gleydson Nato ainda lamentou  o fato de que  muitas pessoas ainda adotam o velho modelo de capitação de sangue, só decidindo doar quando alguém da família, ou um amigo próximo necessita.

 

Mutirões

Entusiasmado com essa proposta, Gleydson Nato explicou eu o serviço que será disponibilizado pela Unidade Móvel de Coleta de Sangue, ligado ao Hemonúcleo de Gurupi,  também poderá atuar em mutirões de doações, e em pontos de maior concentração de pessoas, bem como, em parceria com associações de moradores, organizações não-governamentais e sindicatos.

“Uma empresa privada poderá ainda realizar uma campanha interna, e o serviço de coleta móvel poderá deslocar-se até essa empresa e passar o dia coletando sangue de seus funcionários”, finalizou o parlamentar.

Por: Zacarias Martins



Tags:



Voltar

Copyright © 2012 - Todos os direitos reservados.

Agência Brilhus - Criação de Site