Radio Foco
Alunos de escola indígena em Tocantínia participam de ação educativa contra queimadas e incêndios florestais
asprato

04/09/2019 - 19:34

Alunos de escola indígena em Tocantínia participam de ação educativa contra queimadas e incêndios florestais

A questão das queimadas e incêndios florestais, bem como,   a necessidade de se preservar os recursos naturais da biodiversidade brasileira chegou até aos alunos do alunos do Centro de Ensino Médio Indígena Xerente – CEMIX Warã,  no município de Tocantínia, que receberam na manhã de terça-feira (03),  equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento dos Povos Indígenas que, em parceria com o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), ligado ao Ibama, realizaram uma ação socioeducativa sobre esse tema.

 

O Secretário Municipal do Meio Ambiente de Tocantínia, Francisco Nardes, fez questão de destacar que a questão da preservação ambiental pode ser entendida com toda ação educativa que contribui, de forma efetiva,  para formação de cidadãos mais conscientes.

 

Atualmente, o  CEMIX é a unidade escolar localizada no município de Tocantínia que possui o maior número de alunos indígenas das diversas aldeias.

 

Preservação ambiental

Durante essa ação no CEMIX,  a engenheira florestal do município de Tocantínia, Marina Carvalho, destacou a importância de se preservar o meio ambiente, pois, segundo ela,  a prática de queimadas sem controle causa sérios prejuízos à fauna e a flora, além de comprometer a qualidade do ar e,  consequentemente,  a saúde humana, provocando vários tipos de doenças, principalmente as respiratórias como asma, rinite e bronquite.

 

Já Suiane Sardinha, técnica agropecuária lotada na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, destaca que  a prática do fogo sem controle pode diminuir a fertilidade do solo, reduz a cobertura vegetal, comprometendo, também, a qualidade da água, vez que o fogo destrói as matas ciliares que protegem os rios, riachos, córregos e ribeirões.

 

A educadora ambiental Maria de Jesus Melo Morais, do Prevfogo/Ibama  lembrou que a brigada indígena já faz o uso desse método para evitar grandes incêndios em suas terras.  Ela explicou ainda que além de manter a biodiversidade, o manejo de fogo tem o objetivo de diminuir a quantidade de matéria orgânica acumulada, que funciona como combustível no caso de incêndios por raios ou práticas agropecuárias.

 

Por: Da Assessoria



Tags:



Voltar

Copyright © 2012 - Todos os direitos reservados.

Agência Brilhus - Criação de Site