Radio Foco
Comunidade do Assentamento Água Fria II de Tocantínia recebe capacitação para manejo do fogo
asprato

29/05/2019 - 15:54

Comunidade do Assentamento Água Fria II de Tocantínia recebe capacitação para manejo do fogo

A Prefeitura de Tocantínia por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e, em parceria com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), ministrou nesta segunda e terça-feira (28), para a comunidade do Assentamento do Água Fria II, uma capacitação sobre as técnicas de prevenção, combate a incêndios e manejo integrado do fogo.

 

A equipe de execução do Núcleo de Manejo Integrado do Fogo da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, apresentaram durante o enconttro as formas de planejamento dos mapas de queima e aceiros nas propriedades, bem como a importância do uso de ferramentas agrícolas para construção de aceiros e equipamentos de proteção individual (EPI) para segurança pessoal durante o combate ou manejo do fogo.

 

Essa ação tem como objetivo de sensibilizar e incentivar a comunidade adotar o manejo para proteger suas propriedades contra os incêndios florestais no período de estiagem prolongada na região. O manejo deve ser realizado no final do período chuvoso e  início da estiagem para não causar danos a faúna e a flora.

 

O Tenente Coronel Bombeiro Peterson Ornelas, o responsável pela Segurança Contra Incêndio Predial e Proteção das Unidades de Conservação do Naturatins, além de fazer abordagem para comunidade sobre o planejamento para proteção da região, técnicas do manejo do fogo, ministrou também os primeiros socorros que pode acontecer durante o combate de incêndio ou até mesmo no ambiente doméstico.

 

O Secretário do Meio Ambiente Francisco Nardes, destacou que a capacitação vai ajudar muito os moradores que receberam o conhecimento teórico e a prática realizado pelo instrutor o Tenente Coronel Bombeiro Peterson Ornelas, na prevenção contra as  queimadas descontroladas que acontece todo ano. E acrescentou “o município não possui brigadistas para combater incêndios e agora com esse grupo sendo capacitado poderão ser multiplicadores aqui na zona rural contra o fogo. Nardes ressaltou que só foi possível realizar a capacitação com apoio de outras secretarias municipal como: de Educação e da Agricultura. 

 

O presidente da Associação do Projeto do Assentamento Água Fria II, Domingos Gomes Luciano, disse que as instruções técnicas recebidas da equipe do Naturatins vai ajudar a comunidade se prevenir contra o fogo para proteger o meio ambiente.

 

 

 

 

 

 

 

Por: Da Assessoria



Tags:



Voltar

Copyright © 2012 - Todos os direitos reservados.

Agência Brilhus - Criação de Site